Menu fechado
PRÊMIO BOAS PRÁTICAS

CONFIES ABRE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DAS FUNDAÇÕES DE APOIO

 

Inscrições que começaram em 12 de setembro de 2023 (às 9hs) serão encerradas em 06 de outubro (6ª-feira), às 14hs;

Dando sequência ao Concurso de Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio às universidades públicas e aos institutos federais de ensino e pesquisa, o CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – abriu as inscrições para nova edição da premiação (5ª versão). Alguns dos objetivos da premiação, criada em 2019, são identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e replicáveis pelas Fundações de Apoio.

As inscrições que começaram em 12 de setembro de 2023 (às 9hs) serão encerradas em 06 de outubro deste ano, às 14hs.

São consideradas boas práticas, conforme o Regulamento da Premiação – disponível no link emREGULAMENTO DE PREMIAÇÃO – as ações, projetos e publicações, que apresentarem resultados comprovados de criatividade, aplicabilidade, replicabilidade e eficiência. Ou seja, ações que foram implementadas e executadas pelas Fundações de Apoio e que contribuíram para melhorar a gestão de suas atividades. Cada fundação pode inscrever até 2 projetos, com temas livres.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

O procedimento pode ser feito pelo e-mail do CONFIES: [email protected]. Aproveite e faça logo a sua inscrição. Não deixe para última hora!

QUANDO O RESULTADO SERÁ DIVULGADO

O Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio faz parte das atividades do 6º Congresso Anual do CONFIES, a se realizar nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023 – na sede da Finatec, fundação de apoio da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília. Esse será o 1º evento presencial do CONFIES após a pandemia da Covid-19. Como de praxe, a divulgação dos vencedores acontecerá no decorrer das atividades do evento.

COMO FUNCIONA

Os trabalhos serão julgados por uma Comissão de Avaliação e Seleção que será formada pelo CONFIES com a participação de representantes de Fundações de Apoio de diferentes estados.

A boa governança é uma preocupação constante do CONFIES. Cerca de 50% das Fundações de Apoio possuem política de compliance, política de boa gestão – percentual que vem ampliando a cada ano.

FUNDAÇÕES DE APOIO

O CONFIES reúne 99 fundações de apoio ligadas a 286 Instituições Federais de Ensino e Pesquisa (IFES) e demais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) distribuídas pelo País. No ano passado, essas fundações gerenciaram mais de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa e inovação desenvolvidas dentro de IFES e ICTs, batendo o recorde de cerca de R$ 8 bilhões registrados em 2021.

Para o Presidente do CONFIES, Antônio Fernando Queiroz, as fundações de apoio auxiliam de forma preponderante no gerenciamento de mais de 26 mil projetos dessas instituições (IFES e ICTs) que estão inseridas no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.