Menu fechado
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO 6º CONGRESSO NACIONAL DO CONFIES

O Evento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023, em Brasília, sob o tema “O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil”.

No ano em que o CONFIES celebra 35 primaveras, a programação do 6º Congresso Nacional da entidade propõe um amplo debate sobre políticas de interesse das Fundações de Apoio –, que são integrantes do Sistema Nacional de Educação, Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é difundir o papel dessas entidades que gerenciam a pesquisa das universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa, além de mostrar a importância da ciência e da criação de políticas públicas baseadas no conhecimento científico e tecnológico.

Com o tema central “O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil”, o 6º Congresso Nacional do CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023, na Fundação Finatec/UnB, em Brasília. Esse será o primeiro encontro 100% presencial do Conselho após a pandemia; será também o primeiro no novo governo, ou seja, em um cenário de sinais de retomada das atividades de pesquisa.

A programação do evento propõe, por exemplo, conferências, mesas-redondas e fóruns. Além de oficinas temáticas sobre processos de gestão/administração estimulando parcerias e intercâmbio de ideias entre essas entidades, além de buscar mais agilidade e segurança aos projetos de pesquisa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) apoiadas pelas 99 fundações filiadas ao CONFIES.

DESBUROCRATIZAÇÃO DAS PESQUISAS

A intenção da Comissão Organizadora do evento é a de realizar debates relevantes sobre o papel das Fundações e Apoio tanto na captação de recursos (públicos e privados) como na gestão das atividades de pesquisa. Além de discutir as relações dessas entidades com os órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), na esperança de destravar mais a produção do conhecimento científico e tecnológico nacional e, assim, a educação e a ciência brasileiras poderem estar alinhadas aos avanços internacionais.

Alguns dos temas previstos na programação são: “Incorporação das Fundações de Direito Privado na Chamada Administração Pública”; “Estudos sobre as relações dos órgãos de controle para com as Fundações de Apoio”, e “Importação de Bens Destinados a Pesquisa”.

PRÊMIO BOAS PRÁTICAS E ANIVERSÁRIO DO CONFIES

Entre outras atividades também previstas destaca-se a entrega do Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio –, concurso criado, há cinco anos, para premiar os melhores projetos desenvolvidos por essas entidades, a fim de estimular, cada vez mais, as boas práticas de gestão dos recursos das pesquisas científicas e tecnológicas. Outro destaque previsto na programação é o aniversário de 35 anos do CONFIES.

Com a expectativa de que o 6º Congresso Nacional do CONFIES seja um marco na história da entidade, o atual Presidente do Conselho, Antônio Fernando Queiroz, espera que um grande contingente de membros das fundações filiadas participe do evento, assim como inúmeros convidados previstos: ministros, cientistas, educadores, estudantes, políticos e participantes do público em geral.

Programação Preliminar